Com a pandemia e a nova rotina de trabalhar em casa, o home office finalmente conseguiu um espaço nas empresas e foi repensado por muitas delas, que antes via a prática de forma negativa.
Por isso, separamos 5 dicas para montar um espaço ergonômico na sua casa.

Escolha o lugar
O primeiro passo é fugir do sofá e da cama. Por mais confortáveis que pareçam, esses não são os melhores lugares para trabalhar, porque te impedem de ficar na postura correta.
O ideal é não utilizar o seu quarto, separando o local de trabalho do de descanso. Ao decidir o local do seu home office muitos pontos devem ser levados em consideração. Opte por um ambiente bem iluminado e arejado, próximo a uma janela e, de preferência, com maior privacidade e silêncio.

Tenha uma cadeira confortável
Nesse período de isolamento social, algumas empresas disponibilizaram suas cadeiras e acessórios de escritório aos seus funcionários, mas como essa não foi uma possibilidade para muitos trabalhadores, é importante saber fazer a escolha de qual comprar ou improvisar uma em casa.
A cadeira perfeita deve ser ergonômica, ou seja, que permita que os joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus e os pés alcancem o chão. Caso isso não aconteça, vale utilizar um apoio para os pés ou improvisar com uma caixa.

Mantenha o computador na altura dos olhos
Para evitar dores nos ombros e no pescoço é importante manter o computador ou notebook na altura dos olhos. Isso pode ser feito com a ajuda de um suporte próprio para isso ou com livros. Porém, essa elevação tornará necessário o uso de teclado e mouse à parte, que podem ser comprados separadamente ou em kits
Além disso, é importante escolher uma cadeira ajustável, possibilitando configurá-la para a altura necessária; preferencialmente almofadada e com apoio para a lombar.
Se preferir usar uma que já tenha em casa, busque uma opção com altura adequada para a mesa que for utilizar.

Faça pausas
Mesmo com um ambiente confortável, é importante levantar e fazer pausas ao longo do dia, dentro ou fora do escritório. Para isso você pode seguir a técnica Pomodoro, que consiste em períodos de 20 a 30 minutos de foco, intercalados com 5 minutos de descanso.
Nesses momentos ande um pouco, beba água e alongue-se. Uma boa dica é usar o aplicativo Focus-to-do, específico para esse método, ou criar alarmes no seu celular.

Mantenha horários fixos
Quando estamos em casa, muitas vezes perdemos a noção de tempo ou do limite entre trabalho e tarefas domésticas, portanto busque manter seus horários com disciplina, como fazia quando tinha que ir à empresa, e durante o horário de almoço fique longe do seu novo escritório. Assim você aproveitará cada período com maior atenção e evitará a exaustão bastante comentada no início da quarentena.
Ser produtivo em casa ficará muito mais fácil com essas dicas, mas lembre-se de sempre comunicar as dificuldades encontradas aos seus empregadores e se atentar ao que pode ser adaptado para um maior conforto durante o seu período home office.