Muitas vezes, na correria do dia a dia, assuntos de suma importância passam como mera formalidade, o que acontece com frequência quando o tópico é gestão ocupacional.
Antes de tudo uma organização é feita de pessoas, e boas condições de trabalho são fundamentais para resultados satisfatórios. Mas a sua empresa está atenta à saúde dos funcionários?
Quanto mais segurança, mais produtividade
Segundo uma pesquisa da Deloitte, encomendada pelo Great Place to Work (GPTW), 67% dos funcionários se sentem mais produtivos em ambientes seguros e saudáveis.
Nós, da B31, somos motivados pela vida dos trabalhadores e, por isso, vamos além do cumprimento legal: focamos na medicina preventiva e acreditamos que esse é um dos gastos empresariais que, na realidade, é um investimento.
Ao contratar nosso serviço de Gestão Ocupacional, sua empresa recebe assistência de profissionais que controlam os exames periódicos e garantem agendamento direto e acompanhamento durante todos os processos, aproveitando as informações obtidas para traçar um perfil da saúde organizacional.
Com esse acompanhamento, além de identificarmos se houve algum dano relativo ao trabalho realizado, é possível compreender se as medidas de segurança da empresa são efetivas, permitindo o planejamento de novas práticas.


Exames ocupacionais clínicos e complementares
A NR7, norma que regulamenta a saúde nas organizações, estabelece a obrigatoriedade do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) por todas as instituições que admitam empregados.
O objetivo da norma é preservar a saúde dos trabalhadores, através da prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos danos causados por riscos do trabalho ou do ambiente profissional.
O PCMSO exige um relatório anual com o planejamento das ações que serão executadas, como quais exames médicos e avaliações clínicas serão necessários, e deve apontar quaisquer resultados anormais encontrados no decorrer dos mesmos, assim como compreender aspectos coletivos do local de trabalho, possibilitando que o médico responsável indique as medidas a serem tomadas a partir do diagnóstico.
Além disso, a empresa também deverá ficar atenta ao meio de transporte utilizado pelo funcionário, considerando trocar os horários de entrada e saída a evitar horários de pico, se possível, também deve fornecer cartões àqueles que fizerem o trajeto em transporte público (o que diminui o contato com notas de dinheiro, com alta rotatividade) e evitar reuniões e atividades externas.
Os exames obrigatórios previstos pelo Programa são:
-
Exame de admissão, realizado antes da contratação, que avalia o se o trabalhador tem condições para exercer a função;
-
Exame periódico, que deverá ser feito com intervalos de 1 a 2 anos, dependendo da idade do funcionário;
-
Exame de retorno ao trabalho, feito no primeiro dia de volta ao trabalho caso o funcionário esteja afastado por mais de 30 dias;
-
Exame de mudança de função, quando há transferências para um novo setor;
-
Exame para demissão, que deve ser feito antes do desligamento do funcionário e deve atestar que o mesmo está saindo em boas condições de saúde.

Agendamento on-line
Sabemos que o cotidiano empresarial pode ser repleto de obstáculos que dificultam os processos, por isso, visando otimizar o tempo de nossos clientes, temos agendamento on-line, além de atendermos empresas em todo o Brasil com uma rede credenciada.
Segurança de informações
Ao tratar de documentos e informações pessoais importantes dos funcionários, como o histórico clínico, é essencial ter um armazenamento seguro e confiável. Assim, a B31 utiliza o SOC (Service Operations Center, no Brasil Centro de Operações de Segurança), estrutura que além de proteger os dados, fornece informações de riscos e ameaças e facilita a rápida solução dos problemas.
Investir em profissionais que estejam totalmente focados na saúde da sua equipe é fundamental para um negócio de sucesso, produtivo e em constante evolução.
Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer pela sua empresa.